JP Coutinho

Instagram @talksdojp

Action Learning – um novo olhar para o processo de seleção

Escrito por Helena Mihoko Miyahara

Toda organização é formada por pessoas, que trabalham os processos, utilizam-se dos recursos e geram resultados. Tão preciosa são as pessoas que compõem a organização que podemos considerar o recrutamento e seleção como um dos processos mais importantes dentro de gestão de pessoas.

Selecionar pessoas torna-se cada dia mais estratégico para as instituições, pois constitui-se no primeiro contato entre empresa e candidato. É neste processo que escolhemos e somos escolhidos para fazer parte do time da organização. O processo seletivo é uma via de mão dupla, onde a empresa escolhe o melhor candidato e o candidato escolhe a empresa na qual ele pretende desenvolver sua carreira, e neste ponto temos em comum a busca por resultados e lucratividade.

Mais do que nunca, contratar talentos é um processo que exige muito profissionalismo. Um processo seletivo não só avalia as experiências, habilidades e competências exigidas para o cargo a ser ocupado, como também, e talvez mais importante, deve avaliar o candidato como pessoa, suas vivências e valores. É preciso analisar se ele possui os comportamentos e atitudes adequados à cultura, missão, visão e objetivos da organização.

Sendo um processo de escolha que muitas vezes se inicia com centenas, milhares de candidatos para poucas vagas, o comportamento mais estimulado e presente é a competição. A maioria dos candidatos se esforçam para aproveitar todas as oportunidades para se destacar em relação aos demais. Muitos destes candidatos, por participarem de diversos processos de seleção, já ficam “treinados” adotando certos padrões de comportamento que acreditam que sejam mais efetivos como fazer muitas declarações para mostrar todo o seu conhecimento, apresentações pessoais pré-preparadas, maneiras de se comportar em dinâmicas, o que ofusca o real potencial que tem, pois este será apresentado em situações mais inusitadas, inesperadas. Por outro lado os profissionais que atuam em Recrutamento e Seleção estão buscando sempre ferramentas que possam cada vez mais melhorar a identificação do melhor candidato.

Action Learning, uma metodologia para resolução de problemas reais, importantes e urgentes, que gera aprendizagem enquanto está se resolvendo o problema, trabalha estimulando a pergunta, a curiosidade genuína, o pensamento sistêmico e o trabalho em grupo. Já aplicamos em um processo de seleção de trainees de uma grande organização, entendendo que haviam várias possibilidades interessantes:

  • mudar o processo de muito competitivo para mais colaborativo;
  • destacar a possibilidade de os candidatos aprender em processo de seleção, gerando uma experiência positiva;
  • avaliar o candidato pelas perguntas feitas. Perguntas de boa qualidade são fruto de um pensamento de boa qualidade, de curiosidade genuína, de criatividade, de bom background.

Como resultado da aplicação do Action Learning, podemos dizer que houve impacto bastante positivo.

Os candidatos relataram ao final do processo que sentiram-se bastante desafiados por ter que fazer perguntas e trabalhar num problema real da empresa, sentiram que a empresa estava tratando-os com respeito, tiveram uma imagem bastante positiva do processo e da empresa e perceberam que puderam aprender com o processo.

Os profissionais de recrutamento e seleção, assim como os gestores envolvidos no processo afirmaram que com a aplicação do Action Learning foi possível observar com mais clareza a maneira de raciocinar dos candidatos, o background, o pensamento criativo, o cumprimento de regras, capacidade de manter o foco, capacidade de divergir X convergir, capacidade de atuar em grupo, o que melhorou a qualidade no processo de escolha dos candidatos finalistas para as vagas.

Podemos dizer que Action Learning em seleção de candidatos é bastante eficaz, trazendo novos valores para este processo que vai além da competição. É possível aprender, melhorar a imagem da organização, fortalecer a relação ganha-ganha entre empresa e candidato, com esta ferramenta muito simples e bastante eficaz.

Helena Mihoko Miyahara é a atual presidente da WIAL Brasil, Action Learning Coach e Facilitadora de Treinamentos e Workshops.

Gostou? Compartilhe!

SOBRE A AUTORIA

JP Coutinho

JP Coutinho

Siga-nos

Textos Recentes