JP Coutinho

Instagram @talksdojp

O Agile Coach e o BP de RH não fazem a mesma coisa?

JP Coutinho

Polêmica no ar! Em projetos de consultoria e nos treinamentos sempre ouço a pergunta: “JP: o Agile Coach não acaba fazendo o trabalho do BP?” É sobre isso que vamos conversar um pouco nesse texto. 

A área de Gestão de Pessoas vem passando por uma profunda transformação, saindo basicamente de criar normas, políticas e procedimentos para ser um grande facilitador da transformação das organizações, do alto desempenho e felicidade dos colaboradores. Já falamos sobre isso neste texto. E um dos profissionais que está muito envolvido nessa transformação é o Business Partner. 

A função de Business Partner foi criada nos anos 80, por David Ulrich, no livro “Human Resource Champions” e a premissa é que o profissional deveria promover o alinhamento entre as áreas de negócio e a área de Recursos Humanos. Essa conexão ocorre através do suporte dado às lideranças das áreas clientes e do repasse das demandas para os subsistemas especialistas de gestão de pessoas.

Em seu papel, ele deve fazer essa interface – alinhando aquilo que ele identificou como necessidade do negócio e o que será produzido pela área especialista. E só funciona se for feito em conjunto. Trabalhando em rede, exercitando constantemente a colaboração e a co-criação. Por muito tempo esse profissional ficava na área de RH, “atendendo” suas áreas clientes. Estar de fato na área atendida acontecia de forma esporádica, para ações pontuais. Vale destacar, que essa ainda é a realidade de muitas empresas. Em um tempo onde estamos falando sobre “melhorar a experiência do colaborador”, será que esse é o melhor cenário? Fica a reflexão. 

Antes de seguir, faço aqui um parêntese: essa realidade vem se transformando. Em algumas organizações, o Business Partner passou a estar efetivamente na área cliente, ter a sua estação de trabalho lá. Se junta aos colaboradores, vivencia o dia a dia da área. Só assim ele pode perceber de fato a necessidade e a realidade dos colaboradores. Fazer a sua própria leitura, sem o filtro da percepção do gestor. Fechado esses parênteses, seguimos.

Enquanto esse relacionamento dos BPs com o negócio acontece somente através das lideranças, existe um público descoberto do olhar dos profissionais de RH: os times e os colaboradores. E vamos falar a verdade: uma das maiores reclamações é que os Business Partners de RH só atuam com os diretores e gerentes, com sorte, junto aos coordenadores. Mas calma, a culpa não é só dele. Existem uma série de variáveis: tamanho da área que atende, demandas urgentes e importantes, e por aí vai…

Durante o processo de transformação digital das organizações, a Agilidade, incluindo o mindset, seus frameworks, ferramentas e cerimônias tem sido muito utilizada para não só fazer a gestão do projeto, mas para também criar uma nova forma de organizar o trabalho. Em empresas onde ela foi a impulsionadora da transformação digital, é muito comum ver profissionais como Scrum Masters e Agile Coaches ocupando esse espaço deixado pelo Business Partner de RH com a batida de trazer aumento de resultado aliado ao bem-estar dos indivíduos. 

Vale conhecer quem é o Agile Coach. Ele é um dos profissionais que trabalha na difusão dos valores e princípios ágeis. Tem o papel de guiar indivíduos, times e organizações um passo a frente na jornada para a agilidade. Na sua atuação no universo dos indivíduos, eles trabalham fortemente temas como motivação, disciplina, resiliência e carreira. E é aí que pode acontecer o conflito do seu trabalho com o do Business Partner de RH. 

O ideal é que Agile Coaches e HRBPs encontrem o ponto de equilíbrio em suas atividades, unindo forças para potencializar a difusão do Mindset Ágil na prática, no dia a dia dos executivos, líderes e colaboradores. 

Em artigo publicado na Forbes em 2018, Steve Denning diz que os profissionais de RH devem se tornar um Agile Business Partner, realmente apoiando o negócio e deixando de agir apenas com um moderador ou como um executor. 

Pia Maria Thoren, autora do livro: “Agile People: A Radical Approach for HR & Managers” vai além. Ela diz que os papéis do Agile Coach e do HRBP estão se transformando juntos e, no futuro do trabalho, ela acredita que será o mesmo papel. Ela chama esse papel de Agile People Coach e este é um treinador, líder ou pessoa de RH Ágil, com habilidades profundas em gente e em agilidade. 

No Brasil temos atuado ajudando a aumentar a cooperação entre os papéis do Agile Coach e o BP, pois eles têm mais ou menos os mesmos objetivos nas organizações, desenvolvendo times, fazendo mentoria e aconselhando a gestão. Unindo forças esses profissionais conseguirão potencializar as entregas das áreas, líderes e times, deixando-as muito mais conectadas com as expectativas do negócio, do mercado e do cliente. 

Gostou? Compartilhe!

SOBRE A AUTORIA

JP Coutinho

JP Coutinho

Siga-nos

Textos Recentes