Escrito por Alexandre Magno
Uma das conclusões que cheguei ao longo das pesquisas que fiz para o livro “Como Profissionais Criativos Aprendem”, é de que profissionais do conhecimento não estão habituados a refletir sobre o que aprendem e, principalmente, sobre como aprendem. É fato que muitas vezes não temos controle sobre como a aprendizagem ocorre, então por que você deveria se preocupar com isso, certo?
“Vamos começar com um simples exercício. Faça uma reflexão sobre qual foi o seu mais recente aprendizado, e então procure desconstrui-lo com as seguintes perguntas: O que você aprendeu? Por que você aprendeu? Como você aprendeu? Quando você aprendeu? Onde você aprendeu?”
Por exemplo: ontem minha mãe nos visitou para assistir a um jogo de futebol com minha família e alguns amigos. Gentilmente, ela se ofereceu para preparar para o almoço uma tradicional paella espanhola. Enquanto ela cozinhava e me compartilhava algumas dicas sobre o preparo, eu observava, questionava, e fazia uma parte do trabalho. A ideia era aprender a preparar o prato para poder repeti-lo outras vezes quando ela não estiver por aqui.
Nesta curta narrativa, podemos identificar que:
O produto da aprendizagem foi: [o que] aprender a preparar uma tradicional paella [porque] para poder faze-lo para minha família e amigos sem depender da presença da minha mãe.
O processo da aprendizagem foi: [quando] ontem, [onde] na minha casa; [como] observando, ouvindo, questionando e praticando o preparo da paella em conjunto com ela.
Observar as situações de aprendizagem pela qual passa, e identificar como produto e processo ocorreram, lhe ajudará a entender melhor o seu jeito de aprender, e descobrir o que funciona e não funciona para você. Tendo este conhecimento, você se tornará mais apto a influenciar as oportunidades de aprendizagem que surgirem no seu dia-a-dia, o que lhe levará a aprender melhor e mais rapidamente!
E você? Qual foi seu mais recente aprendizado? Como ocorreu? Por que? Quando? Onde? Tempo para reflexão.
Alexandre Magno é o fundador da marca de Learning 3.0 na Happy Melly e autor do livro “How Creative Workens Learn”, o primeiro livro da série sobre aprendizagem emergente.