JP Coutinho

Instagram @talksdojp

Recrutamento Ágil: como facilitar a busca por talentos

O recrutamento certamente é um dos processos mais importantes de uma organização. Contratar os melhores profissionais é um grande desafio, mas ter um olhar ágil para recrutamento e seleção pode ser uma solução eficiente para as empresas que buscam assertividade  e efetividade nesse processo. Neste texto , vamos explorar os principais conceitos e benefícios do recrutamento ágil.

O que é o recrutamento ágil?

Quando falamos de recrutamento ágil, falamos sobre aplicar as práticas ágeis de gestão de projetos no processo de atração e seleção de profissionais, fomentando assim um RH Ágil. Com essa prática,  aprimoramos a experiência dos candidatos e a efetividade do processo seletivo, tornando-o mais flexível, adaptável, enxuto e até mais rápido.

O recrutamento ágil é baseado em quatro princípios:

1. Colaboração

O processo de recrutamento ágil envolve a colaboração de todas as partes interessadas: os recrutadores, os candidatos e os gestores que buscam novos talentos. Essa colaboração é feita por meio de reuniões frequentes e comunicação constante para alinhar as expectativas e avaliar as necessidades. Gosto muito da prática de incluir também a equipe no processo de decisão, de escolha do candidato. Afinal de contas, quem é que vai trabalhar todos os dias com esse profissional? 

2. Feedback contínuo

O recrutamento ágil requer feedback constante dos candidatos e de todos os outros envolvidos  para aprimorar o processo seletivo. Essa retroalimentação permite que o processo seja adaptado às necessidades e expectativas dos envolvidos. Você sabe qual é a experiência dos candidatos que passaram pelo processo seletivo da sua empresa? Já parou pra ouvir os aprovados, os que declinaram das propostas ou os que não foram aprovados? Como eles percebem o processo?

3. Testes e avaliações

O recrutamento ágil utiliza testes, games e avaliações para avaliar as habilidades, competências e o fit cultural  dos candidatos. Essas avaliações são feitas de forma objetiva e transparente, permitindo que os candidatos entendam os critérios de seleção e possam se preparar adequadamente. O processo seletivo é claro para todos os envolvidos. Quais são as etapas, o que é avaliado, qual é a cultura da empresa. Todas essas informações são fornecidas desde o início do processo.

4. Flexibilidade

O recrutamento ágil é flexível e adaptável às mudanças do mercado e das necessidades da empresa. Esse processo permite a inclusão de novas tecnologias e métodos de avaliação para melhorar a qualidade do processo seletivo. O processo é inteligente, ágil e moderno.

Quando olhamos para atração e captação de talentos sob a perspectiva da agilidade, trazemos mais qualidade para esse processo, melhoramos a experiência do candidato e dos profissionais envolvidos nessa ação e trazemos mais eficiência e objetividade para o trabalho. Se você quer dar os primeiros passos nessa jornada: mapeie o seu processo, veja os indicadores, ouça as pessoas sobre sua experiência como candidato, selecionador, gestor requisitante. Pergunte: onde podemos melhorar? O que não está legal? O que podemos automatizar, eliminar, realçar? 

Construir essa experiência juntos é o segredo! 

Você pode ler mais sobre Recrutamento e Seleção Ágil e conhecer cases no meu livro: “Repensando o RH: ágil, diverso e exponencial”, lançado pela Editora Caroli e a venda na Amazon, clicando aqui.

Gostou? Compartilhe!

SOBRE A AUTORIA

JP Coutinho

JP Coutinho

Siga-nos

Textos Recentes