JP Coutinho

Action Learning – uma metodologia de impacto

Escrito por Helena Mihoko Miyahara

Action Learning é uma metodologia de resolução de problemas reais, importantes e urgentes que ao mesmo tempo desenvolve habilidade de liderança.

Esta metodologia foi desenvolvida por Reg Revans nos anos 1950. Mas é no cenário que vivemos hoje que esta metodologia nos mostra todo o seu potencial.

Migramos de um cenário onde as coisas eram estáveis, lentas, previsíveis, controláveis e simples onde estruturas rígidas, hierarquizadas respondiam muito bem às demandas surgidas. Hoje nos vemos em um contexto instável, rápido, imprevisível, fora de controle e complexo onde precisamos de indivíduos conectados e protagonistas para responder as demandas no tempo e na qualidade necessária, onde tudo acontece em rede, onde o começo e o fim não são lineares.

Action Learning é simples e eficiente. Pode ser aplicado em vários contextos tendo apenas seis elementos:

  • um problema real, importante e urgente;
  • um grupo de 04 a 08 participantes onde exista a diversidade;
  • perguntas que abrem novas perspectivas de entendimento e abordagem do problema;
  • uma reunião de Action Learning sempre finalizará com um plano de ação que seja realizável pelo apresentador do problema. Não há aprendizagem sem ação e não há ação sem aprendizagem;
  • reflexão sobre as aprendizagens das habilidades de liderança que cada participante se propôs a executar durante a reunião. A reflexão sobre aprendizagem é tão ou mais importante que a resolução do problema
  • um coach devidamente certificado e preparado para conduzir a reunião dentro do modelo WIAL Action Learning, que será o guardião do processo e facilitador do processo de aprendizagem.

Com a utilização desta metodologia para resolução de problema e desenvolvimento de habilidades de liderança, temos impacto no indivíduo, no grupo e na organização.

O processo interativo e dinâmico da metodologia ajuda o grupo a enxergar o problema de novas maneiras e ganhar perspectivas inovadoras sobre como resolvê-las. Como resultado de sua nova abordagem para a resolução de problemas, Action Learning tipicamente gera ideias inovadoras, soluções e estratégias eficazes. O indivíduo entende a importância e o impacto da pergunta como ferramenta para pensar e analisar problemas além de  acessar o conhecimento que está instalado em cada componente da equipe.

As equipes formadas pelo processo de Action Learning rapidamente se transformam em times integrados de alta performance. E a organização que utiliza esta metodologia alcança o estágio de organização que aprende a aprender, gerando maior prontidão para desenvolver respostas para as demandas do contexto atual.

Helena Mihoko Miyahara é a atual presidente da WIAL Brasil e uma Action Learning Coach.

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SOBRE A AUTORIA

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