JP Coutinho

Instagram @talksdojp

O que é EVP (Employee Value Proposition)?

Chegou a hora do casamento entre Experiência do Colaborador e Proposta de Valor do Funcionário.

Agora, mais do que nunca, as empresas precisam saber o que representam e o que oferecem aos seus colaboradores. Chegou a hora do EVP, o casamento entre Experiência do Colaborador e Proposta de Valor do Funcionário. É preciso definir as proposições de valor certas para atender as necessidades de cinco gerações que estão hoje na força de trabalho, mas olhando o mercado vejo que isso é extremamente subestimado pela alta administração. Todo líder de RH sabe que Employee Experience é valioso para a organização como um todo, mas segundo a KPMG apenas 25% deles classificam como a principal iniciativa para o próximo ano ou dois. 

Employee Value Proposition (EVP) é a proposta de valor que a sua organização oferece ao colaborador, é o porquê de se trabalhar ali. A proposição de valor, ou mais precisamente, como você defende os valores que defende, pode precisar ser ajustada e os esforços intensificados para corresponder ao novo contexto. Ele serve para atrair e engajar os melhores talentos, lembrando que são eles quem executam as estratégias de negócio. 

Cada vez mais os candidatos entrevistarão a empresa, além de serem entrevistados. Um bom EVP é composto de 3 componentesRecompensas Contratuais (Salário, Benefícios, as recompensas tangíveis); Recompensas Experienciais (o que os colaboradores experienciam dentro da empresa. Aqui falamos de gestão de carreira, programas de bem estar-físico e qualidade de vida, apoio financeiro, emocional e social) e as Recompensas Emocionais (aquelas que são intangíveis mas que influenciam fortemente no engajamento das pessoas. Falamos de propósito, cultura, estratégia e comunicação que são pontos fundamentais para as recompensas emocionais).

Trabalhar em casa tem o potencial de ampliar seu pool de talentos; nesse caso, um EVP forte o ajudará a atrair grandes talentos! Quando bem desenhado, ele deve responder perguntas como: 

  • Por que eu deveria trabalhar na sua empresa?
  • O que você tem de diferencial para me oferecer?
  • Por que a sua empresa é um ótimo lugar para trabalhar?

O EVP impacta na reputação de sua marca empregadora. Trabalhe no diagnóstico, na construção de ações com ciclos curtos de execução, onde você possa ouvir feedbacks, mensurar resultados,adaptar se necessário e melhorar continuamente. 

Gostou? Compartilhe!

SOBRE A AUTORIA

JP Coutinho

JP Coutinho

Siga-nos

Textos Recentes